quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Poder de um Sonho


Sonhando com o teu destino
Salmo 139.13-16

Quantos sabem que fomos criados por Deus com um propósito, com um destino especial? A palavra destino significa “ordenado”, “consagrado”, “separado para uma tarefa especial”. Pois bem. Tu foste criado com um propósito. Quando estavas no ventre de tua mãe Deus estava desenhando um futuro para ti. Mas, para alcançarmos esse propósito, necessitamos de entendimento e de buscar a Deus. Aqui na palavra diz que Deus projetou um fim desde o início; houve um sonho. E todo sonho é poderoso quando é um sonho de Deus. E quando estamos seguros de que temos um sonho de Deus, então grandes coisas acontecerão. Por isso diz a Palavra: que aquele que pede, recebe; o que busca, encontra; e quem bate, abrir-se-lhe-á. E como vamos entender esse propósito? Examinando a sua Palavra. Vejamos como podemos entender e realizar esse sonho, o destino traçado por Deus para nós.

Buscar a presença de Deus e ouvir a voz do Espírito Santo
Deus sonhou com você e comigo, quando estávamos no ventre de nossa mãe (v. 16). E desde que fomos gerados a sua misericórdia se renova a cada manhã, e hoje é mais uma oportunidade para entendermos para quê fomos criados. Não importa o que passou, Deus tem um propósito para ti, e é tempo para o seu cumprimento. Está escrito: quem é o homem que teme ao Senhor? Ele o ensinará no caminho que deve escolher (25.12). Se o temor do Senhor está em teu coração, ele vai te guiar passo a passo. Sonhar requer em primeiro lugar ouvir o Espírito Santo. Mas muitos não querem ouvir a Deus. Assim, não podem entender o propósito de Deus. Muitas vezes, como adultos e lideres, pensamos que sabemos tudo e agimos em nossas próprias forças; queremos grandes coisas, mas buscamos nossos próprios sonhos, e nos esquecemos que o sonho não é nosso, é de Deus. Esquecemos de ouvir ao Espírito Santo e saber o que Ele tem para fazer em nossas vidas. Mas quando ouvimos e recebemos a palavra de Deus é aí que estamos honrando a Deus, como um filho honra seu pai, dando ouvidos à sua voz. Deus deixou promessas de bênçãos para cada pessoa e para cada família. Por exemplo, na vida de Moisés. Havia um propósito especifico para ele cumprir. Deus havia sonhado com a libertação do povo de Israel; então plantou esse sonho no coração de Moisés. Moisés foi criado na casa de Faraó, como filho de sua filha, isto é, como neto do Imperador. Ele tinha privilégios e muito conhecimento. E quando ele viu a situação de escravidão de seu povo, o povo hebreu, ele tentou ajudar, mas com as suas próprias forças. Havia um desejo em seu coração para ajudar seu povo, mas ele não podia fazer isso sozinho. Para cumprir seu destino, Deus teve de prepará-lo no deserto por 40 anos.

Necessitamos da unção de Deus para cumprirmos o propósito
Deus permite que passemos por provas e dificuldades para sermos aprovados e qualificados; para fortalecer a nossa fé e nossa confiança em Deus. Deus levou Moises a viver no deserto como uma preparação. E Deus lhe deu algo especial. Moisés teve um encontro com Deus e recebeu o fogo, a unção, a graça e o favor de Deus. A unção é Deus dizendo: tenho te preparado para essa tarefa, mas tu não irás sozinho, eu serei contigo e te ajudarei, e te respaldarei. A partir daí é que entendemos que temos o que necessitamos para alcançar o sonho. A unção é a presença do Espírito Santo dizendo: eu te chamei, te preparei, e agora estou te dando tudo o que necessitas para conquistar. A obra de Deus nunca vai ser um peso ou uma carga. Tu vais sentir o fluir, o respaldo de Deus. Jesus disse: tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim... eu troco o teu fardo pelo meu, o pesado pelo leve. Isso vem pela unção do Espírito Santo em nós! Assim, devemos pedir a Deus que nos dê a unção para alcançarmos esse destino, esse propósito; que Ele ponha esse desejo ardente em nós; esse fogo, como ele pôs em Moisés. Entusiasmo, segundo o pr Cesar, significa estar cheios de Deus. Isso é o fogo de Deus. Pense por um momento: por que estás conformado? Ou, o que te apaixona? O que desejas ardentemente? Qual a mudança que anelas de todo o coração? A resposta a essas perguntas é a chave para entenderes para o quê foste chamado. Mas há dois requisitos importantes para que possamos, de verdade, cumprir o sonho de Deus.

Primeiro, ter uma vida de integridade e excelência
Ser íntegro é andar na verdade, não ter temor em seu coração, porque sua vida é transparente. Ter a vida aberta e isso é um requisito para dizermos: eu cumprirei o sonho de Deus, porque Deus me pôs nesta terra para isso. Andar em integridade e santidade. Muitos não alcançam o sonho de Deus porque não vivem em integridade, e não prestam contas de suas ações. Tem que dizer o quê e como está fazendo, não ocultando nada. Muitos não conseguem cumprir o propósito de Deus. Mas, quantos sabem que uma vida de integridade traz proteção a nós? Todos têm talentos e dons, mas o que nos sustenta é uma vida de caráter, de integridade.

Segundo, o essencial é ter uma vida de fidelidade
Devemos ser fiéis à promessa e ao chamado de Deus; fiéis ao lugar onde Deus nos colocou. O que é ser fiel? Em inglês fiel (faithful) significa ser “cheio de fé”. Deus pode cumprir cada uma das palavras e promessas que ele nos deu. O pr Eliemerson Proença contou como Deus cumpriu, na sua vida e de sua esposa, a promessa de terem filhos. Mas, antes, muitas coisas aconteceram para que eles desistissem da promessa de Deus. Mas eles permaneceram firmes por sete anos. Então veio a primeira filha, Siloé Vitória. Um presente de Deus. Depois Deus os surpreendeu, e veio a “dupla benção”, a segunda filha, Raquel. Quantos sabem que Deus quer nos surpreender? Talvez você tenha algumas expectativas em teu coração, mas Deus quer te dar muito mais. Mas precisas ser fiel em teu coração; tua fé não pode minguar; deves permanecer firme na promessa e na palavra que Deus te deu. E se fores fiel até o fim, Deus vai te surpreender. Hoje eles têm duas filhas, dois presentes, porque Deus viu a perseverança deles, pois nunca olharam as circunstancias. Se queres alcançar o sonho de Deus precisas entender que Ele está te preparando, está te formando, que a unção e que o desejo de Deus estão sendo colocados em teu coração.

Conclusão
A paixão e o fogo de Deus têm que estar em nosso coração! O que faremos diante da situação de perdição desta geração? Será que isso não te incomoda? Milhões de pessoas, muitas em nossa cidade, ainda estão nas trevas e longe de Deus. Em 1559 John Knox orou intensamente: “Pai, dá-me a Escócia, senão morrerei!” Esse também foi o clamor de Raquel, para Jacó: “Dá-me filhos, senão eu morro!” Necessitamos ter esse desejo de ver o sonho de Deus realizado nesta geração. Jesus nos deu poder para isso: “Assim como o Pai me confiou um reino (domínio), eu confio a vós” (Lc 22.29). A bíblia diz que Davi serviu à sua própria geração “conforme o desígnio (o plano, o sonho) de Deus” (At 13.36). Ou seja, não nas suas forças, mas na unção de Deus. Creio que o Senhor nos está dizendo hoje: Se me buscares, se andares na minha presença, se receberes o que estou te dando, nada te será difícil, nada te será impossível. Creio que podemos alcançar grandes coisas porque Deus pôs o seu favor em nossas vidas. Mas não pode ser nas nossas forças, porque se for isso será uma carga. Mas quando estamos na unção de Deus, então nenhum trabalho é pesado. Deus sonhou com você. Ele quer que você tenha uma linda família, filhos, um trabalho abençoado e muito mais que puderes sonhar. Mas isso só é possível pelo sacrifício, pelo sangue de Jesus; pela unção do Espírito Santo. Reaviva o sonho de Deus que há em ti (2Tm1.6), porque o sonho de Deus é o teu destino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário